quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Aves encantadoras que podemos observar em nossas casas

Tenham essas aves no seu quintal e varanda, só trazem alegria.
                                                                                                                Joaquim Luiz Nogueira 

 A galinha de Angola, com aparência elegante e sempre em alerta, diante de qualquer ameaça, seu grito desperta todos ao seu redor, voa com facilidade em momento de apuros. Criada junto as galinhas de outras raças, ela está sempre de vigia contra qualquer animal estranho que se aproxima do galinheiro. 


Abaixo, temos a corruíra , ave pequena, porém adora fazer seu ninho próximo da casa, também está sempre alerta para qualquer ameaça ao seu ninho, assim, seu canto estridente ocorre toda vez que alguém aparece próximo de seu habitat. Adoa fazer ninho nestas pequenas cabaças que tenho na varanda. 


Agora, os canarinhos da terra, todo mês de setembro e outubro, assim que começa o período chuvoso, eles começam a construir seus ninhos, escolhem e fazem testes em várias cabaças antes da decisão final. Uma vez feito a escolha, voltam todos os anos e seus filhos também voltam no local com suas companheiras. O canto dos canários neste período é constante, uma alegria que chama atenção de quem está próximo. 







Abaixo, o sabiá do barranco com seu canto peculiar, também adora fazer o seu ninho na varanda da casa, alimenta seus filhotes com amoras que são abundantes no mês de setembro e outubro. Também volta todo ano no mesmo local para construir seu ninho, as vezes só munda de uma viga para outra da varanda. 


O sanhaço cinzento, este também adora a varanda para fazer seu ninho, o casal volta todos os anos para escolher o local da varanda adequado, o macho sempre está de guarda do ninho, não gosta que outros passarinhos se aproximem do local. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rolinha Fogo apagou e casal de Maritacas

 A exuberância da Rolinha Fogo Apagou numa manhã de sábado, nos primeiros raios de sol do início de um novo dia é algo mágico. Seu canto eco...