Ave cujo as penas combinam o amarelo típico de sua espécie e o cinza que indica sua juventude, identificado na natureza por piados agudos.
Este blog é dedicado a todos aqueles que admiram as cores das aves e seus cantos mágicos junto a natureza. Para aqueles cujos pássaros representam as lembranças de lugares vividos. Aos observadores de aves e a todos que de alguma forma preserva o meio ambiente e os pássaros, mais aves em https://www.flickr.com/people/104457953@N02/
sábado, 27 de fevereiro de 2016
domingo, 21 de fevereiro de 2016
Papa mosca ou Maria cavaleira
Ave elegante e de peito amarelo, bastante semelhante com o Bentevi, porém não tem a coroa. Pode ser observada facilmente de Janeiro até abril.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Chupim
Ave com uma cor azul brilhante e escura, famosa por não fazer seu próprio ninho e colocar ovos em ninhos alheios. Seus filhotes são criados por tico - tico, pássaro preto e outros.
João de barro
Ave famosa pela maneira em que faz o seu ninho usando barro, pode ser observado com facilidade junto as suas casa de barro.
Pica - pau de banda branca
Ave de beleza encantadora com suas cores vibrantes. É difícil de ser observada, seu canto o identifica na árvores ou o barulho de seu bico na madeira em busca de alimentos.
Carcará
Gavião que pode ser observado nas margens de rodovias e estradas, apresentam-se em pares de duas aves ou mais.
Gavião Pinhê
Ave que pode ser observada até nas área urbanas e possui um canto característico, pois faz muito barulho para defender seu território.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
Tucano
Ave encantadora pelo seu bico longo e colorido, pode ser observada em toda região da Cuesta e próximo de áreas urbanas desde que tenha árvores frutíferas.
Tico - Tico
Ave de canto peculiar, com um agudo forte. Pode ser visto em áreas de campo e também em bosques e matas urbanas.
Saíra amarelo
Da família dos saíras, conhecido como saí amarelo de asa verde, pode ser observado em capoeiras e margens de rios onde tem frutas maduras.
Pequira
Pequira, ave que se parece com a família dos saíras. Sua cor ferrugem é muito peculiar e pode ser observada em capoeiras ou margens de rios, até mesmo nas áreas urbanas.
Chocão Carijó
Ave que apresenta diferença de cores entre a espécie macho e fêmea. O macho é carijó e com crista, enquanto a fêmea possui peito amarelo, asas marrom e carijó próximo dos olhos. Pode ser avistada desde áreas de jardim urbana até capoeiras.
Coleirinha
De beleza e canto peculiar, essa ave se destaca em vegetação de capim alto ou de grama. Também pode ser alvo de aprisionamento por pessoas não bem informada sobre a beleza desta ave em liberdade.
Pintassilgo
Ave de beleza encantadora e juntamente com seu canto, também é muito apreciada por pessoas com hábitos de aprisionar aves.
Tiziu
Ave com canto e movimento muito peculiar, costuma pular toda vez que está cantando. Pode ser observada facilmente em vegetações de capim ou grama alta com sementes.
Coruja buraqueira
Ave encontrada com facilidade em áreas urbanas e também no campo. Está sempre próximo de sua toca em época de procriação.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
Corruíra
Ave que também se adaptou as áreas urbanas e pode ser observada em regiões de vegetação baixa e até mesmo dentro da cidade.
Anú Branco
Ave que vive em bandos e possui um canto muito peculiar, pode ser observada com facilidade na região da Cuesta.
Fim - Fim ou vem -vem
Ave de canto típico e fácil de ser identificada pelo som, porém de difícil visualização pelo seu pequeno tamanho.
Saíra Andorinha
Ave com cores diversas, o saí andorinha macho é azul e branco, enquanto a fêmea é verde e amarela.
Podem ser observadas em pés de embaúbas com facilidade nas épocas de frutos.
Canário Pardo
Espécie de canário que pode ser observado na região da Cuesta, sua cor amarela e marrom lhe confere uma beleza especial.
Canário da terra
Ave tipica da região da Cuesta, mas que devido ao seu canto e cores, pessoas com interesses politicamente não corretos, tentam aprisioná-las, dificultando observações mais abundantes deste pássaro junto a natureza e a liberdade.
Tapicuru
Ave que pode ser observada nos pequenos riachos que atravessam a cidade de Botucatu, entre eles o Rio Lavapés e o Riacho Boa Vista.
Pomba Asa -Branca
Ave típica das regiões das grandes lavouras, porém com as mudanças para monoculturas de cana de açúcar e eucaliptos, elas se aproximaram da área urbana, principalmente para fazer ninhos e dormitórios nas árvores.
Rolinha roxa
Ave muito comum nas lavouras e pastagens, pode ser observada com facilidade devido a sua cor peculiar.
Rolinha fogo apagou
Ave de canto muito peculiar, pode ser observada em áreas de sítios, fazendas e próximo da cidade. Identificar seu canto é o primeiro passo para avistá-la.
Assinar:
Postagens (Atom)
Sanhaço cinzento e sabiá do barranco
Sanhaço cinzento construindo seu ninho em um dia de chuva no mês de dezembro de 2024, sua persistência para encontrar os materiais adequado...
-
Este pássaro pode ser visto o ano todo em regiões de capoeira ou pomares, conhecido como bico de prata, devido a exuberância existente no...
-
Ave que se movimenta de forma rápida nas árvores, possui um bico longo e garras que parecem escorregar pelos troncos. Não é fácil de se...
-
Devido as semelhanças entre o sabiá do Barranco e o Sabiá Poca, mostramos a seguir imagens destas duas espécies, que uma vez avistada na ma...